TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Síndrome de Borderline.

Inveja ou invídia, é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser). A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. Além disso, pode ser considerada um sintoma em certos transtornos de personalidade, como na Síndrome de Borderline, no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e no Transtorno de Personalidade Narcisista.
A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição católica.
Inveja é a última palavra de Os Lusíadas de Camões. É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja", mas dizem também que, a inveja deixa o invejoso, amarelo ou cinzento e não verde.
A frase "monstro de olhos esverdeados" se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja.
A expressão é retirada de uma frase de Otelo de Shakespeare. A inveja também é uma personagem do anime/mangá Fullmetal Alchemist,(Alquimista de aço) mangá de uma série japonesa baseado no período após a Revolução Industrial Européia situado em um universo ficcional em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem.
Napoleão Bonaparte costumava afirmar que "a inveja é um atestado de inferioridade"também acho isso, embora ela doa no que sente e ainda por cima atinge, mesmo que de forma indireta, ao invejado, pois é uma das piores energias negativas quando se trata de desejar o mal.
É um assunto que rende, pois quase tudo é baseado na inveja, as pessoas "copiam" tudo o que veem, isso também é uma visão da inveja, mas essa ainda bem que não "mata", pelo contrário, até promove a prosperidade.
Acho interessante poder analisar tudo, sentir tudo, perceber para poder melhor nos enquadrar no meio social.

Ivone









5 comentários:

  1. Muito rica e interessante toda esta contextualização Ivone. Na verdade a Inveja é um pendor dos fracos.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. É complicado, Ivone, hoje com tantas síndromes em moda, saber exatamente o que cada um tem...
    Poderia achar que quem queria me matar tivesse essa síndrome, por ter tirado tudo de mim, mas acredito que perversidade e ausência de sentimentos, seja mais para uma mente psicopata.
    A inveja é próprio de mente psicopata, querer ser o outro a qualquer preço é próprio de ser que se sente inferior e vai pisando nos outros, até conseguir o seu intento, são mentes amorais.
    Gostar da cor verde é mais pela esperança que nos envolve, sempre gostei de passear no mato, o mato me renova, hoje tenho o verde e o rosa em meu mundo... O verde me renova e o rosa me alegra!
    Acredito que tudo na vida é relativo, nada é absoluto, até nossas certezas!
    Voltou com muito pique, Ivone, assunto bom para debates, felizes dias, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ivone. Ótimo post!
    Tenho visto pessoas invejosas que desejam o mal ao outro, e que tem o mesmo mal desejado 'caindo' sobre elas mesmas, ou pior ainda, sobre alguém que elas amam.
    Já vi alguém comentando sobre as crianças de uma amiga: "São gordas e feias!" E, mais tarde, esta mesma pessoa viu seu filho engordar e tornar-se obeso.
    Vi pessoas rogando pragas por raiva e inveja, desejando que alguém se ferisse ou caísse, e tais pessoas se envolveram em acidentes gravíssimos.
    Vi uma pessoa na internet celebrando a morte de duas outras, como se fosse ela imortal, dizendo que Deus 'castigara' tais pessoas com a morte para vingá-la.
    A inveja é um monstro muito feio, e quem a sente fica com a mesma cara. Muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Ana, prazer ter você aqui de volta comigo!
      Sabe amiga, o nosso cérebro tem poderes que a ciência já está podendo confirmar, pois sempre temos o que pensamos e falamos.
      Pena que haja casos em que pessoas que nem têm nada com isso saem também prejudicadas, no caso de filhos pagarem pelos seus país, enfim isso ainda é um mistério!
      Mas já comprovaram que o que se deseja de ruim para outra pessoa o cérebro entende que o desejo é para quem pensa. No caso é e que pensa que vai sofrer as consequências, por isso muitos dizem ser castigo de Deus ou coisa assim.
      Mas a Vida é sábia, embora o invejado sinta algum abalo(por causa da energia ruim), ele não será atingido nunca a não ser que ele mesmo tenha pensamentos ruins, parecidos com os dos invejosos!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
  4. Ivone,essa é uma síndrome que não deveria existir,mas infelizmente existe.
    Acho um dos sentimentos mais terríveis é ter inveja,pois ela aniquila com um ser,principalmente quando ele projeta em si o que gostaria de ter ou ser igual a quem ele inveja.
    Belo texto.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato