TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

terça-feira, 8 de março de 2016

"Síndrome do coração partido", e ou "síndrome do coração feliz".

Nem todos acreditam, mas todo mundo sabe que, o estado emocional pode nos fazer adoecer, tanto a alegria extrema quanto os sustos e medos podem desencadear a "síndrome do coração partido".
Tem também a tristeza sem fim que leva às pessoas a se deprimirem até virar a doença da depressão.
O nome científico  da síndrome do coração partido é Takotsubo, um problema cardíaco que provoca dores no peito, perda de fôlego e, nos casos mais extremos, a morte.
Foi descoberto em 1990, antes eram descritos só casos de estresse emocional, como luto, raiva ou medo, mas agora comprovam que emoções fortes de alegria e felicidade também desencadeia a síndrome e passou a ser denominada de "síndrome de coração feliz".
Nossa, como se acha coisas para se ler quando se abre o jornal, eu amo ler, tanto no virtual quanto no jornal, papel impresso, descubro essas coisas e aqui decidi hoje colocar para que, juntos possamos pensar. 
Sem alongar muito, pois li a matéria toda e não consegui gravar todo o texto, colar aqui fica ruim, pois tem a tal lei de direitos autorais, não gosto de correr risco de ser pega nessa falha, não faço isso jamais, mas há que se poder pesquisar e aprender, cada qual que queira, fica a dica!

Ivone

11 comentários:

  1. Cara amiga Ivone, interessante o texto. Realmente, ler é muito bom. Felizes daqueles que amam a leitura. Também amo ler.
    Um abração. Tenhas, sei que terás, um lindo dia.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu texto Ivone!
    Dizem que depressão é hereditária,mas eu concordo com o que você diz e leu,pois se a pessoa só fica pensando em tristezas,acabam se deprimindo e ficam com depressão o que aliás deve ser terrível,pois muitos que sofrem desse mal depressivo,não saem de suas próprias casas e se fecham como em casulos.Quanto ao contrário eu não conhecia,mas também concordo pois as alegrias afetam muito o coração.
    Vamos ler muito e escrever,pois assim não haverá tempo para tristezas,só alegrias,mas que não afetem os nossos corações,rsrs
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Ei Ivone! Não conhecia esse termo. Interessante... :) Está mesmo tudo interligado. Nossa emoções influenciam, e muito em nosso Campo de Energia, por consequência em nossa saúde de forma geral neh? Gratidão , um beijão! Feliz Dia da Mulher, pra vc que é uma Grande Mulher! Hoje e Sempre :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga querida Aninha, a ciência já comprova que, o emocional mexe com todas as partes do nosso corpo, principalmente o coração.
      Quando passamos por uma simples ansiedade já podemos perceber os ritmos sendo acelerados e logo depois se cai em uma sensação de cansaço, isso quando se repete muito pode causar sérios problemas futuros.
      Sabe que eu nunca fiz surpresas para ninguém, pois temo as reações, rsrs, é, e digo aos meus, não me surpreendam, tudo o que fizerem façam de forma que eu me prepare antes.
      É, a Vida tem cada uma!
      Obrigada pelo carinho por aqui, feliz dia da mulher para você também!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
    2. kkk, gostei do que falou sobre as surpresas.Bom a gente tomar certo cuidado mesmo...rsrs Hoje em dia até muitos programas fazem as tais "pegadinhas". Nunca generalizo nada, mas algumas dão sustos mto grandes nas pessoas, simulam até sequestros, etc. Não acho bacana ! Bjos Ivone, até!

      Excluir
  4. Oi Minha linda vim aqui te desejar um dia mais que lindo e especial no nosso dia. Feliz dia da mulher. Bjs Amo você

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ivone.
    O nosso corpo e a nossa mente têm mais mistérios do que se imagina ;)
    E, claro, as pessoas não são todas iguais: umas são fortes, resistentes, outras são plumas que vão levadas até pela brisa.
    Nossa mente é uma jóia rara e nosso corpo é um tesouro, que antes de mais, temos que prezar.
    Há muitos anos, ainda nem se falava cientificamente disso, meu pai teve um amigo que morreu de um ataque em face de um momento de pura felicidade. Isto aconteceu. Não foi história.
    As pessoas têm as deficiências/ mazelas e não sabem, as coisas acontecem e as pessoas são surpreendidas.
    Eu costumo dizer que, posso sofrer de muita coisa, mas o coração é de ferro, já provou que aguenta barra =)

    *Em relação a minha postagem, apraz-me que o tema tenha servido para mostrar uma realidade desconhecida - porque é natural, como você diz, que a gente nem pense nessas coisas.
    Às vezes, apenas fazendo divulgação, as pessoas já contribuem um pouquinho para que o conhecimento das situações pela população em geral e pelas autoridades atinja as proporções necessárias para que se faça algo, porque não são temas de que se goste de falar, porque são embaraçadores: tabu, e, como diz Catarina Albuquerque, quando não se fala, não se conhece ;)

    deixo-lhe o meu carinho com um bj amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Carmem, linda você, amei de verdade te ler, tocou minha alma como nunca ninguém ainda tinha tocado, um assunto que realmente as pessoas não querem pensar, me emocionei, sei que acreditas, espero que as pessoas possam pensar um pouco mais nas coisas que ficam esquecidas por causa da rapidez da vida!
      Quanto a minha prosa aqui, também é algo em que as pessoas nem sequer pensam, pois é mesmo assim, nosso corpo é um mistério, uma emoção um pouco mais forte e bummm, pode-se "acordar" do "outro lado"!
      Abraços linda amiga, te tenho carinho!

      Excluir
  6. Essa é a razão de fugir dos problemas, Ivone!
    Já fui à depressão, aos 34 anos, por conta da má escolha no casamento e não conseguir me divorciar.
    Precisei me submeter à Ablação, aos 55 anos, por conta da ansiedade, por não conseguir me divorciar.
    Mais recentemente, a depressão quase me baqueou, ao extravasar o que estava me prejudicando, consegui reverter o processo, mas com a ajuda de psicóloga e psiquiatra.
    As emoções contidas se manifestam em nossos órgãos, provocando as doenças, é muito importante que tenhamos ocupação.
    Muito bom esse seu alerta, para que evitem nos surpreender,
    porque a tristeza ou a alegria, pode nos matar!
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Maria Teresa, é mesmo assim, conheço muitas pessoas que sofrem com problemas psicológicos que refletem na parte física provocando muitas doenças.
      Isso acontece em todas as idades, até crianças bem pequenas são vitimas da doença.
      Doenças emocionais!
      Obrigada pelo carinho da visita e comentário, estava mesmo sentindo sua falta por aqui, desejo que estejas bem!
      Abraços bem apertados!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato